Espetáculos

"Escola de Heróis"
Novo espetáculo do Grupo Oriundo

O Grupo Oriundo de Teatro tem trajetória premiada de espetáculos adultos e infanto-juvenis, como o recente sucesso cênico-musical “A Festa do Pijama”, e turnês nacionais de seus trabalhos, como nos projetos Sesc Palco Giratório e Vuagem Teatral Sesi. Agora, o Oriundo traz à cena seu novo trabalho: Escola de Heróis. O espetáculo infanto-juvenil, que conta com atores e bonecos em cena e sonoplastia executada ao vivo.

"Escola de Heróis" tem direção, texto e dramaturgia de Antonio Hildebrando, assistência de direção de Anna Campos, os atores Oriundo Enedson Gomes, Igor Fonseca, Isabela Arvelos, Ítalo Mendes e Wagner Braga, mais sonoplastia de Pâmela Rosa e confecção de bonecos do Atelier Felix.

O espetáculo apresenta uma questão pertinente aos dias de hoje: é possível formar um herói? E faz isso de forma divertida a partir de personagens míticos da nossa literatura, Dom Quixote, Sancho Pança e Dulcinéia, colocando em cena atores e bonecos, embalados por sonoplastia executada ao vivo.

Sinopse

Em tempos temerosos o povo anseia por heróis. Eis então que, um dos mais famosos heróis da literatura, Dom Quixote, vem à cena para, junto com Sancho Pança e Dulcinéia, (re)descobrir com o público a essência de um herói.

A montagem

Heróis podem ser de diversas qualidades...

 
É possível formar um herói? Acreditando que sim, D. Quixote de la Mancha, acompanhado de seu fiel escudeiro, Sancho Pança, e de sua amada, Dulcinea del Toboso, abre a sua escola nessa nossa versão nada ortodoxa de uma Espanha do século XVII. Alunos começam a chegar de várias partes do mundo para se matricular. Do Japão vem o samurai Achueixo, acompanhado das gueixas:  Sai e Onara; da Itália, D. Canellone de Palermo, o grande alquimista; da América do Norte, a rica e poderosa Missmisterm, e da América do Sul, o humilde aluno bolsista:  Da Silva. Com um currículo puxado, que inclui até o combate a monstros, e um professor rigoroso como D. Quixote de la Mancha, não será fácil para essa turma passar de ano.
 
Com atores e bonecos, o espetáculo é composto por um prólogo, no qual se introduz a questão de que heróis podem ser de diversas qualidades e que o difícil mesmo é saber quem é herói de verdade, e  por cinco quadros  e um epílogo, introduzidos e comentados por D. Rocinante, o cavalo erudito, e pelo burro, não tão erudito assim.  É a partir dessa estrutura epicizante que são trazidas à cena algumas questões sobre o que poderia ser chamado de heroísmo, dependendo do tempo e espaço em que se posiciona o observador. Com cuidadosa iluminação, que auxilia na narrativa, cenografia que resgata a beleza dos atualmente pouco utilizados telões pintados e sonoplastia ao vivo e integrada à peça, Escola de Heróis é  - o que para alguns pode  parecer um clichê, mas não para nós –  realmente um espetáculo pensado para crianças de todas as idades.

 

FICHA TÉCNICA

 

Direção geral: Antonio Hildebrando

Assistente de direção: Anna Campos

Texto e dramaturgia: Antonio Hildebrando

Elenco: Enedson Gomes, Igor Fonseca, Isabela Arvelos, Ítalo Mendes e Wagner Braga

Paisagem Sonora: Pâmella Rosa

Cenário: Conceição Bicalho

Pintura de Cenário: Adelia Metz, Conceição Bicalho, Gabriel Ravaiani, Lais Drummond, Manasses Muniz e Vinícius Ribeiro.

Figurinos: Eduardo Félix e Endira Drumond

Criação e confecção de Adereços: Endira Drumond

Criação de bonecos: Eduardo Felix

Confecção de bonecos:Ateliê Félix, Mauro de Carvalho, Denner Moiséis, Iara Drumond, Fabrício Lins, Pedro Ton, Thiago Dutra

Oficina de Manipulação de Bonecos: Liz Schrickte

Direção de Manipulação: Liz Schrickte

Maquiagem: Gabriela Dominguez

Caracterização: Eduardo Felix, Endira Drumond e Gabriela Dominguez

Confecção dos postiços: Antônio Lima

Confecção da peruca do Quixote: Luiz Dias

Músicas: Isabela Arvelos e Antonio Hildebrando

Iluminação: Enedson Gomes

Operação de luz na estreia: Cézar Frank

Designer gráfico e Fotos: Thiago Franco

Coordenação de produção: Anna Campos

Produção: Enedson Gomes, Isabela Arvelos e Natália Amaro

Produção: Olá

Realização: Grupo Oriundo de Teatro

Classificação: Livre
Duração: 60 minutos

Galeria de Fotos

Mapa do Palco

Baixar Arquivo

Mapa de Luz

Baixar Arquivo

Mapa de Som

Baixar Arquivo
TwitterBlogger  fbiconn
 
 
TwitterBlogger
  • Rua Suzana Maria, 325. Bairro Jardim Paquetá. Belo Horionte/ MG. Brasil.
  • (31) 3267-3712